Total de visualizações de página
sábado, 19 de março de 2011
APARELHOS - DICAS
Como funciona o meu aparelho fixo?
O braquete é fixado ao dente por uma resina especial composta de polímeros e quartzo. As bandas são fixadas nos molares por um cimento especial . O arco é fixado aos braquetes por pequenos anéis elásticos (que podem ser coloridos) ou finos fios de aço. A força que faz movimentar seus dentes acontece quando o arco, ao passar pelos braquetes, gera uma pressão diferente em cada um deles. Essa pressão nos dentes que você sente logo após a instalação do aparelho, é a tal força que fará a movimentação inicial.
Entretanto, se você estiver sentindo muita dor, comunique-se conosco para que possamos medicá-lo ou mudar algo em seu aparelho. No decorrer do tratamento, forças ortodônticas são produzidas com diferentes recursos mecânicos, como elásticos inter-maxilares, correntes de elastômeros, molas diversas etc. Dessa forma seus dentes vão mudando de posição, o encaixe das arcadas dentárias vai melhorando e seu sorriso fica cada vez mais bonito.
O que eu posso e o que eu não posso comer usando aparelho ortodôntico?
Se você for uma pessoa cuidadosa, provavelmente poderá comer quase todo tipo de alimento sem causar dano algum ao seu aparelho. Entretanto alguns alimentos devem ser evitados a todo custo: pipocas, chicletes, balas pegajosas, chips de milho, castanhas, amendoins, nozes, gelo, milho na espiga, caramelo e doces caramelizados.
As peças quebradas poderão ser cobradas para serem repostas, não apenas pelo valor das mesmas, mas pelo trabalho extra que ocasiona.
Com cuidado você poderá comer cenoura crua (ralada ou cortada em pequenas rodelas), azeitonas (cuidado com o caroço), maçã (em pedaços), pepinos, pão francês (alguns são muito crocantes), frango assado (cuidado com os ossos), carne de churrasco (algumas são muito duras).
O aparelho poderá machucar minha boca?
Eventualmente o aparelho poderá machucar o lado interno de sua bochecha, devido ao volume das peças do aparelho fixo. Caso isso ocorra, entre em contato conosco. Podemos fornecer um tipo de cera para cobrir algumas peças, ou dobrar mais a extremidade do arco até que o tecido interno de sua bochecha se acostume.
Aparelhos ortodônticos causam manchas ou cáries nos dentes?
Normalmente não. Estes problemas só ocorrem nos pacientes que negligenciam a higiene bucal durante o tratamento. Nossos pacientes recebem instruções sobre como fazer a limpeza correta dos dentes e do aparelho, além de orientação para uma alimentação mais adequada. Mas como profilaxia, usamos materiais que previnem as cáries como a resina utilizada para fixar os aparelhos fixos - elas já vem com flúor incorporado em sua fórmula, o que previne a descalcificação do esmalte dentário no local onde o braquete ou a banda estejam colados, o que não impede a formação de cáries ou manchas de desclacificação se a higienização não for feita conforme nossa orientação.
Qual seria a opção mais estética para os aparelhos fixos?
Hoje os pacientes adultos podem contar com dispositivos ortodônticos bastante eficientes e quase invisíveis, como o chamado aparelho fixo transparente. Há cerca de 20 anos iniciou-se a busca por aparelhos fixos que possuíssem um aspecto mais agradável. No início, foram fabricados os braquetes (peças que se fixam aos dentes) de plástico, que logo caíram em desuso por se deformarem facilmente e sofrerem escurecimento. Depois, a indústria de materiais ortodônticos adotou a cerâmica como principal constituinte dos aparelhos fixos estéticos, já que esse material resiste melhor às forças produzidas pelo fio e é mais resistente às manchas.
Como eu devo usar e cuidar dos meus aparelhos removíveis?
Os aparelhos removíveis podem ser usados (após o término de um tratamento com aparelhos fixos) como contensores, corretivos para pequenas movimentações dentárias ou para correção de alteração ortopédica da face (principalmente dos ossos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário