Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Por que buscar um tratamento ortodôntico?


Por que buscar um tratamento ortodôntico?

Para obter uma melhora na função, saúde e aparência.
» Função: O correto alinhamento dentário contribui para uma melhor mastigação considerando o contato adequado entre os dentes superiores e inferiores.
» Saúde: Quando os dentes encontram-se apinhados ou sobrepostos a higiene oral inadequada provoca o aparecimento de cáries e doença gengival. Portanto, estando os dentes bem alinhados torna-se muito mais fácil o seu cuidado.
» Aparência: As pessoas sabem que um sorriso atrativo apresenta um papel importante para acentuar a auto confiança e auxiliar na sua seleção dentro do meio social.

Quando é preciso um Tratamento precoce e interceptativo ?

Se no exame precoce o ortodontista detectou algum problema na criança que exija intervenção, será indicado um tratamento interceptativo. Este tratamento poderá alcançar resultados que não seriam possíveis após o término do crescimento da face. Além disso, uma intervenção precoce poderá diminuir a severidade de um problema; se for necessário uma segunda fase de tratamento, esta poderá ser facilitada.

Quando é necessário extrair dentes ?

Em algumas situações o ortodontista precisa solicitar extrações dentárias para obter uma oclusão estável e uma harmonia facial. Geralmente são solicitadas as extrações quando existe falta de espaço para um correto alinhamento e nivelamento dos dentes ou quando estão muito projetados (inclinados para frente).

Quando um tratamento ortodôntico-cirúrgico é necessário?

O maxilar superior e o inferior são as bases nas quais os dentes estão alinhados. Quando os maxilares não estão corretamente relacionados entre si, a correção da mordida não poderá ser alcançada somente com o uso de aparelhos, principalmente no que diz respeito a pacientes adultos. O ortodontista, juntamente com o cirurgião buco-maxilo-facial, terá então que planejar o tratamento tendo em vista uma futura intervenção cirúrgica.

Para realizar um tratamento orto-cirúrgico, o paciente inicialmente usa aparelhos fixos com o objetivo de alinhar e nivelar corretamente os dentes. Após esta fase inicial ter sido concluída o paciente é submetido à cirurgia e retorna ao ortodontista para a finalização do tratamento.

O que é preciso para iniciar o tratamento?

Na primeira visita ao consultório o paciente será examinado clinicamente. Nesta consulta o ortodontista será capaz de orientar quanto às opções de tratamento disponíveis, sobre quando o tratamento deverá começar, sobre o tempo de duração do tratamento e o custo aproximado do mesmo.

Para complementação das informações obtidas na 1ª consulta, o ortodontista solicitará a documentação ortodôntica, que inclui:
» Modelos de gesso das arcadas dentárias
» Radiografias e fotografias dos dentes e da face

Numa segunda visita do paciente ao consultório, após a realização da documentação ortodôntica, o ortodontista fará a exposição do diagnóstico e plano de tratamento, formulado a partir das informações obtidas na primeira consulta e também dos registros da documentação.

Após isto o tratamento poderá ser iniciado. No entanto, se for diagnosticado que o momento apropriado para iniciar o tratamento for mais adiante, o paciente fará visitas periódicas ao ortodontista, a critério deste, até o momento considerado ideal para o início.

Em quanto tempo é realizado o tratamento ortodôntico ?

O tratamento ortodôntico usualmente envolve um período de 18 a 36 meses. Em alguns casos ele poderá terminar antes e em outros poderá levar mais tempo do que o previsto inicialmente para a finalização. O tempo total de tratamento depende da severidade da maloclusão original, do tipo de tratamento envolvido e da cooperação do paciente.

ORTODONTIA AVANÇADA NA SANGENARO


Aparelhos fixos auto ligados
Brackets autoligados

Se você ainda não ouviu falar nesse termo, certamente ouvirá. As grandes companhias de material ortodôntico já lançaram suas versões de self-ligating braces, ou braquetes autoligados. Mas o que seria, exatamente, este tipo de aparelho ortodôntico?

Bom, aparelho ortodôntico autoligado é a denominação mais comum de aparelhos compostos por brackets que não necessitam de ligaduras elásticas ou metálicas para que o fio, ou arco ortodôntico, fique preso no interior dos slots. As peças possuem um dispositivo próprio, geralmente semi-automático, para prender o arco em seu interior. Complicou um pouco, não é mesmo? Então, acesse um dos links abaixo e veja como esse tipo de bracket funciona.

ORMCO – Damon System
As referências para este tipo de aparelho são o Damon System, da ORMCO, e o In-Ovation, da GAC. Outros destaques são os aparelhos Time2, T3 e Vision LP, todos fabricados nos Estados Unidos pela American Orthodontics. O Lotus, da Ortho Technology, e o SPEED System, da Strite, também são boas opções. Porém, devido à política de comercialização praticada por suas empresas, dificilmente estes dois últimos são encontrados no Brasil