Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de setembro de 2008

SAIBA MAIS SOBRE O DENTE SISO OU TERCEIRO MOLAR .



Quantos dentes do Siso existem?

Existem quatro dentes do siso: dois superiores, sendo um direito e um esquerdo, e dois inferiores, também direito e esquerdo.

Em que idade eles normalmente erupcionam?A erupção ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos; portanto, são os ultimos dentes da dentição a erupcionar.

Todo mundo tem dente do siso?
Não.

Porque às vezes eles não erupcionam?
Porque algumas pessoas não possuem mesmo o dente do siso (germe dental); às vezes não erupcionam por falta de espaço na arcada dental, ou ainda, pela posição horizontal do dente, o q dificulta a sua irrupção.

O que acontece se ele ficar dentro do osso (não erupcionar)?

Pode produzir reabsorções de dentes vizinhos. transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas).

O que acontece se ele erupcionar parcialmente?
A erupção parcial ocorre geralmente por falta de espaço na arcada dentaria ou pela posição horizontal do dente. Ambos os casos dificultam a erupção, ocorrendo dessa forma, a erupção parcial do siso. Esse quadro pode provocar gengivites(inflamação da gengiva), abscessos na região, irritação local, dor e edema.

É verdade que o dente do siso empurra os outros dentes, provocando mudanças de posição????
Há duas correntes:
a primeira diz que, se houver espaço suficiente para erupção do siso e o paciente não tiver a tendência a apinhamento(mudança de posição), não haverá problemas; já a segunda diz que, se o espaço for insuficiente e o paciente, submetido à ortodontia com a tendência a apinhamentos, ou mesmo, só submetido à ortodontia, mas com a mesma tendência, poderá ter problemas futuros, como o apinhamento do dentes.
De acordo com Dr Alexandre, cada caso é um caso e cada paciente tem a sua resistência .

Quanto a gengiva do dente do siso que está erupcionando inflama, o que fazer?

Deve ser feita a remoção do tampão gengival que cobre parcialmente a superfície dental(ulectomia) ou curetagem gengival, ambos realizados pelo profissional. O paciente, para melhorar esse quadro inflamatório, poderá realizar higiene oral rigorosa no local; bochechos com anti-sépticos bucais podem amenizar o quadro, mas, para resolvero problema, o paciente deverá procurar um cirugião-dentista.

Quando é indicada a extração de siso?

A sua extração está indicada na ausência de espaço para erupção, no posicionamento horizontal do siso, nos quadros de dor e quando se inicia a erupção e está não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. QUando se faz a extração de um siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior

TENHO DOR OROFACIAl E DTM TENHO QUE RETIRAR OS DENTES SISOS ?


Essa é uma pergunta que escuto com frequência no consultório e a resposta é…

…NÃO!

Existem algumas circunstâncias em que realmente é preciso extrair o “dente do siso”, ou melhor, o terceiro molar, mas definitivamente a extração do siso NÃO É TRATAMENTO para disfunção da ATM.

O motivo que leva alguns dentistas a sugerirem a extração do siso, é porque pensam que o siso está sendo o responsável por “entortar” os outros dentes do arco de forma que, ao alterar a oclusão (a posição de encaixe dos dentes), estaria supostamente provocando uma disfunção.

Entretanto chegar a conclusão de que o terceiro molar é responsável pela má oclusão e que esta é a responsável pelo problema é um caminho muito mais complicado do que parece. Na realidade é mais fácil acontecer justamente o oposto.

Diferentes estudos (1, 2, 3, 4) mostram uma associação entre cirurgias de terceiros molares e o aparecimento de sintomas de DTM. A explicação seria pelo fato de que em cirurgias difíceis na qual o dentista leva muito tempo para conseguir retirar o terceiro molar, o paciente fica muito tempo de boca aberta e a mandíbula acaba sendo forçada, podendo lesionar ligamentos e até mesmo o disco articular, consequentemente produzindo uma patologia na ATM .

Da próxima vez que lhe sugerirem uma extração dos “sisos”, pergunte exatamente ao seu dentista qual patologia você tem no terceiro molar e também qual é exatamente o seu diagnóstico com relação à ATM.

Fique ATENTO ..................

O DENTE PODE CAUSAR DOR DE CABEÇA ?


Os sisos podem provocar uma condição conhecida como pericoronarite (ou periconite, como se usava no passado) que é a inflamação provocada por uma infecção da membrana pericoronária, uma espécie de capuz que recobre o dente antes de “nascer”. Isso acontece quando o siso está parcialmente erupcionado, isto é, parte fora e parte dentro do osso, numa posição que não consegue erupcionar totalmente.

Esta é uma condição que pode ser muito dolorosa na área da face, podendo irradiar para a região de ouvido, têmporas e pescoço, daí o paciente referir como ” dor de cabeça”. Aliás, é de fato uma dor de cabeça, considerada pela IHC - International Headache Society (Sociedade Internacional de Cefaléia), como uma cefaléia secundária aos problemas dentários.

É facilmente diagnósticada por um dentista clínico e o tratamento é normalmente feito inicialmente com antibióticos e analgésicos, seguido de cirurgia para remoção do dente.