Os aparelhos fixos consistem basicamente de:
1. Brackets
2. Bandas
3. Fios
4. Elásticos
A maioria dos aparelhos fixos é feita de aço inoxidável, assim como os fios. Existem entretanto fios chamados de "modernos" que são compostos de níquel, titâneo, cromo, cobalto,molibideno e outros materiais e ligas metálicas.
Existem diversos tipos de aparelhos, com origem em diferentes técnicas e filosofias de ortodontia. Entretanto, os aparelhos fixos têm em comum a capacidade de controlar totalmente a movimentação dentária, permitindo, ainda, que pequenos detalhes sejam feitos artisticamente pelo ortodontista, o que confere a cada caso uma individualização única, ou seja, o ortodontista pode movimentar sutilmente os dentes através de dobras no fio para encontrar a posição ideal de cada dente.
Nos últimos anos a ortodontia evoluiu muito no que diz respeito aos materiais estéticos. Com o advento da colagem, não é mais necessário "bandar" cada dente individualmente para se montar o aparelho. Atualmente, os brackets que compõem os aparelhos estão cada vez menores e mais discretos e os brackets estéticos aparecem como a última novidade.