Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

MORDIDA ABERTA ANTERIOR


MORDIDA ABERTA ANTERIOR

1. Os dentes superiores devem cobrir os dentes inferiores para que a “mordida” (oclusão) seja satisfatória. Isto só acontece quando existe um equilíbrio em todo o sistema de mastigação (parte interna e externa). Qualquer alteração na harmonia entre lábios, dentes, língua e músculos da face, pode acarretar em uma alteração dentária ou esquelética. Este equilíbrio pode ser alterado pelos hábitos bucais, como a respiração bucal, interposição lingual e os hábitos de sucção.

2. Os hábitos bucais, como a sucção digital e a sucção de chupeta “quebram” o equilíbrio e podem provocar uma má oclusão denominada de Mordida Aberta Anterior, na qual os dentes superiores não “cobrem” os dentes inferiores.

3. Estes hábitos deverem ser tratados a partir dos cinco anos de idade, com a instalação de aparelhos removíveis ou fixos. Os desenhos ilustram uma Placa com Grade Removível, que atua impedindo o hábito e conseqüentemente “fechando” a mordida.

4. A Grade Palatina Fixa tem a mesma atuação que a placa removível, porém, não depende da colaboração do paciente.

De acordo com DRª LUCIA HELENA D.T. GOMES a ortodontia é responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais.

O nosso trabalho e dedicação visam à harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares levando a um equilíbrio facial adequado.

O correto alinhamento dentário contribui para uma melhor mastigação considerando o contato adequado entre os dentes superiores e inferiores.

Quando os dentes encontram-se sobrepostos a higiene oral inadequada provoca o aparecimento de cáries e doença gengival. Portanto, estando os dentes bem alinhados torna-se muito mais fácil o seu cuidado.


APARELHOS ESTÉTICOS

Atualmente, a aceitação do tratamento ortodôntico por algumas pessoas depende da estética que o aparelho poderá oferecer, por isso novos aparelhos têm sido desenvolvidos para que a aparência durante esta fase seja a mais natural possível.

1. Os braquetes estéticos podem ser usados para corrigir a maioria das más oclusões e são ideais para aqueles que ainda não procuraram tratamento ortodôntico devido à suposta aparência antiestética que os aparelhos metálicos comuns possam causar.Existem também aparelhos alinhadores transparentes e removíveis, que podem ser usados para corrigir alguns problemas que antes só poderiam ser corrigidos com os aparelhos fixos.

2. O paciente só remove o aparelho para comer, escovar os dentes e passar o fio dental.

3. Apesar de custarem um pouco mais que os aparelhos metálicos, e não serem recomendados para os casos mais severos, como a necessidade de extrações dentárias ou cirurgias os aparelhos estéticos são a solução para que os resultados desejados sejam alcançados de uma maneira muito mais discreta.

4. A procura pelo ideal de beleza tem crescido exponencialmente, promovendo o desenvolvimento técnico da Odontologia. A indústria coloca à disposição materiais com características estéticas sofisticadas, fornecendo vários recursos para que o profissional possa reproduzir, com perfeição, os dentes naturais.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

DÚVIDAS FREQÜENTES SOBRE CLAREAMENTO DENTAL

Meus dentes podem ser clareados? A partir de qual idade?
R: Sim. Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados,desde que estejam integros e sem muitas restaurações. O dentista deverá realizar uma boa avaliação da sua condição dental. É aconselhável que o clareamento seja feito só a partir dos 16 anos de idade.

Como posso clarear meus dentes?
R: Os dentes podem ser clareados através do gel clareador de duas maneiras: No consultório isola-se os dentes para proteger a gengiva e aplica o gel clareador de uso exclusivo em consultório.Em casa (doméstico),você mesmo,sob orientação do dentista, aplica o gel em uma moldeira confeccionada pelo profissional, pelo período aconselhado por ele.

Posso fazer sozinho ou preciso ir ao dentista?
R: Nenhum tratamento clareador deve ser utilizado sem orientação profissional. Sempre deve haver monitoramento do dentista. O profissional esclarecerá a você a técnica de clareamento mais indicada para o seu caso.

Como funciona o clareamento dental?
R: As moléculas do gel clareador penetram na intimidade do esmalte e dentina que, por sua vez, "quebram" as moléculas dos pigmentos causadores de manchas, liberado-as.

Os produtos usados no clareamento são seguros à saúde geral?
R: Sim. Os produtos devem ser industrializados, pois as empresas que fabricam o gel clareador estão respaldadas por pesquisas, testes, experiências, atendimento profissional e domínio da composição.

O dente clareado fica enfraquecido?
R: Não. A estrutura dentária não é afetada.

Quais as contra-indicações do clareamento dental?
R: Por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes e lactantes, pacientes que apresentam reação alérgica comprovada ao produto. Estes devem descontinuar sua utilização.

O clareamento altera as restaurações já existentes?
R: Não. O paciente deve ser informado que talvez tenha que trocar as restaurações existentes, pois elas não sofrem ação dos clareadores e parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.