Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

COISAS DE AMERICANOS 2



Vi estes brackets no Wildsmiles4you. Existem em forma de coração, estrela, escudo do Super Homem e mais alguns:

Não sei a quanto tempo isto existe, já que faço ortodontia e (o último Congresso Americano ...)trouxe esta moda, achei bastante interessante a idéia. Crianças e aborrescentes adolescentes adoram estas coisinhas diferentes, e são estes pequenos detalhes que às vezes fazem a diferença. Já mostrei para alguns colegas, a maior parte não gostou mas, como digo, quem tem que gostar é quem usa. É a mesma coisa que piercing nos dentes, ama-se ou odeia-se (tem dentista que não coloca piercing nos dentes por nada deste mundo)eu particularmente não tenho nada contra , desde que seja de qualidade e colocado de forma estética .


Mais informações, preços e contato: http://www.wildsmiles4you.com (clique aí, não prencha o formulário, eu aqui não vendo nada...)

CURIOSIDADES


Palitos de dente com sabor.
ACREDITEM .................
EMPRESA AMERICANA LANÇOU OS PALITOS DE DENTE COM SABOR BACON, CANELA ETC................ AGORA RECENTEMENTE COM O DELICIOSO GOSTINHO DE CANELA ............CUSTAM APENAS 1,99 US E PODEM SER ENCOMENDADOS AQUI ....Perpetualkid.

Nunca foi tão bom palitar os dentes ...............
COISAS DE AMERICANOS .

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PERGUNTAS FREQUENTES


PERGUNTAS FREQÜENTESÉ possível conseguir bons resultados no tratamento em adultos?
O tratamento ortodôntico em adultos não só é possível como tem apresentados resultados excepcionais. Em algumas situações, há necessidade da participação de outras areas da Odontologia - cirurgia ou prótese, por exemplo - mais a recuperação estética e funcional dos dentes e da face faz com que a terapia ortodôntica realmente valha a pena.
Qual a duração de um tratamento ortodôntico?
Depende de cada caso. A maior parte dos problemas ortodônticos pode ser tratado entre 18 e 30 meses. Na consulta inicial, o ortodontista pode fazer uma estimativa bastante aproximadade cada situação.
Quais os melhores aparelhos: fixos ou móveis?
Aparelhos ortodônticos são recursos que auxiliam o especialista a obter a correção dos dentes e das arcadas. Eles podem ser de muitos tipos, e o profissional deve conhecê-los e dominar seu uso, explicando para o paciente qual a melhor indicação para cada caso.
O uso de aparelhos ortodôntico é dolorido?
Seguramente, não. Hoje, os mecanismos ortodônticos são extremamente avançados e eficientes. As fases iniciais podem causar um pequeno desconforto, que dura apenas poucos dias. A rotina e o dia a dia do paciente que usa aparelhos ortodônticos contemporâneos não sofrem, praticamente, nenhuma alteração.
O que causa os desvios das posições dos dentes e das arcadas dentárias?
Há duas causas básicas. A primeira é que grande parte das más-oclusões(que é como se chamam, tecnicamente, esses problemas) é de natureza hereditária. Por exemplo: pode-se herdar dentes com tamanho desproporcional em relação aos maxilares, resultadono apinhamento por falta de espaço. A segunda origem são problemas causados por perdas de dentes de leite antes do tempo ou hábitosbucais, como chupeta, sucção de dedo ou respiração bucal.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

SAIBA MAIS SOBRE O DENTE SISO OU TERCEIRO MOLAR .



Quantos dentes do Siso existem?

Existem quatro dentes do siso: dois superiores, sendo um direito e um esquerdo, e dois inferiores, também direito e esquerdo.

Em que idade eles normalmente erupcionam?A erupção ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos; portanto, são os ultimos dentes da dentição a erupcionar.

Todo mundo tem dente do siso?
Não.

Porque às vezes eles não erupcionam?
Porque algumas pessoas não possuem mesmo o dente do siso (germe dental); às vezes não erupcionam por falta de espaço na arcada dental, ou ainda, pela posição horizontal do dente, o q dificulta a sua irrupção.

O que acontece se ele ficar dentro do osso (não erupcionar)?

Pode produzir reabsorções de dentes vizinhos. transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas).

O que acontece se ele erupcionar parcialmente?
A erupção parcial ocorre geralmente por falta de espaço na arcada dentaria ou pela posição horizontal do dente. Ambos os casos dificultam a erupção, ocorrendo dessa forma, a erupção parcial do siso. Esse quadro pode provocar gengivites(inflamação da gengiva), abscessos na região, irritação local, dor e edema.

É verdade que o dente do siso empurra os outros dentes, provocando mudanças de posição????
Há duas correntes:
a primeira diz que, se houver espaço suficiente para erupção do siso e o paciente não tiver a tendência a apinhamento(mudança de posição), não haverá problemas; já a segunda diz que, se o espaço for insuficiente e o paciente, submetido à ortodontia com a tendência a apinhamentos, ou mesmo, só submetido à ortodontia, mas com a mesma tendência, poderá ter problemas futuros, como o apinhamento do dentes.
De acordo com Dr Alexandre, cada caso é um caso e cada paciente tem a sua resistência .

Quanto a gengiva do dente do siso que está erupcionando inflama, o que fazer?

Deve ser feita a remoção do tampão gengival que cobre parcialmente a superfície dental(ulectomia) ou curetagem gengival, ambos realizados pelo profissional. O paciente, para melhorar esse quadro inflamatório, poderá realizar higiene oral rigorosa no local; bochechos com anti-sépticos bucais podem amenizar o quadro, mas, para resolvero problema, o paciente deverá procurar um cirugião-dentista.

Quando é indicada a extração de siso?

A sua extração está indicada na ausência de espaço para erupção, no posicionamento horizontal do siso, nos quadros de dor e quando se inicia a erupção e está não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. QUando se faz a extração de um siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior

TENHO DOR OROFACIAl E DTM TENHO QUE RETIRAR OS DENTES SISOS ?


Essa é uma pergunta que escuto com frequência no consultório e a resposta é…

…NÃO!

Existem algumas circunstâncias em que realmente é preciso extrair o “dente do siso”, ou melhor, o terceiro molar, mas definitivamente a extração do siso NÃO É TRATAMENTO para disfunção da ATM.

O motivo que leva alguns dentistas a sugerirem a extração do siso, é porque pensam que o siso está sendo o responsável por “entortar” os outros dentes do arco de forma que, ao alterar a oclusão (a posição de encaixe dos dentes), estaria supostamente provocando uma disfunção.

Entretanto chegar a conclusão de que o terceiro molar é responsável pela má oclusão e que esta é a responsável pelo problema é um caminho muito mais complicado do que parece. Na realidade é mais fácil acontecer justamente o oposto.

Diferentes estudos (1, 2, 3, 4) mostram uma associação entre cirurgias de terceiros molares e o aparecimento de sintomas de DTM. A explicação seria pelo fato de que em cirurgias difíceis na qual o dentista leva muito tempo para conseguir retirar o terceiro molar, o paciente fica muito tempo de boca aberta e a mandíbula acaba sendo forçada, podendo lesionar ligamentos e até mesmo o disco articular, consequentemente produzindo uma patologia na ATM .

Da próxima vez que lhe sugerirem uma extração dos “sisos”, pergunte exatamente ao seu dentista qual patologia você tem no terceiro molar e também qual é exatamente o seu diagnóstico com relação à ATM.

Fique ATENTO ..................

O DENTE PODE CAUSAR DOR DE CABEÇA ?


Os sisos podem provocar uma condição conhecida como pericoronarite (ou periconite, como se usava no passado) que é a inflamação provocada por uma infecção da membrana pericoronária, uma espécie de capuz que recobre o dente antes de “nascer”. Isso acontece quando o siso está parcialmente erupcionado, isto é, parte fora e parte dentro do osso, numa posição que não consegue erupcionar totalmente.

Esta é uma condição que pode ser muito dolorosa na área da face, podendo irradiar para a região de ouvido, têmporas e pescoço, daí o paciente referir como ” dor de cabeça”. Aliás, é de fato uma dor de cabeça, considerada pela IHC - International Headache Society (Sociedade Internacional de Cefaléia), como uma cefaléia secundária aos problemas dentários.

É facilmente diagnósticada por um dentista clínico e o tratamento é normalmente feito inicialmente com antibióticos e analgésicos, seguido de cirurgia para remoção do dente.

domingo, 14 de setembro de 2008

ORIENTAÇÕES DE ORTODONTIA

Por que meus dentes são tortos?




O problema genético é um dos principais fatores, mas não o único. Outros fatores podem levar ao tratamento ortodôntico, como respiração bucal, sucção prolongada de dedo ou chupeta, deglutição atípica e anomalias dentais e crâniofaciais.
Quando devo procurar um ortodontista?
A época mais oportuna para se procurar um ortodontista é no começo da dentição mista, quando os dentes de leite são substituídos pelos permanentes. O clínico geral ou o odontopediatra (dentista responsável pelo tratamento em crianças) normalmente estão preparados para detectar alterações da normalidade e encaminhar ao especialista em ortodontia para uma avaliação.















Quanto tempo vou ter que usar aparelho?



A previsão do tempo de tratamento não é exata, mas uma estimativa é dada ao paciente. São vários os fatores que influenciam no tempo de tratamento: tipo da maloclusão, diversidade nas respostas biológicas, tipo de aparelho utilizado, maloclusões graves e doença periodontal, pouca colaboração do paciente. Um tempo médio é de dezoito a vinte e quatro meses.

Quais os benefícios do tratamento além da estética?

A função principal do tratamento ortodôntico é estabelecer uma oclusão dentária ideal (mordida ideal), que é fundamental para a correta mastigação e, conseqüentemente, adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação têmporomandibular.

Vou sentir dor?


O tratamento ortodôntico, no início, causa um certo desconforto na fase de colocação do aparelho e cerca de 24 a 48 horas após os ajustes praticados pelo ortodontista. O laser de baixa potência é utilizado para reduzir este desconforto. Quando o tratamento é bem planejado e executado por profissional qualificado, não existem riscos maiores ao paciente, desde que este siga todas as instruções dadas, principalmente quanto ao aspecto de higiene bucal, pois os detritos podem causar problemas gengivais, periodontais, manchas brancas ou mesmo cáries dentárias.


Aparelho fixo causa a doença cárie?

O aparelho propriamente dito não causa lesão de cárie. No entanto, a higiene bucal durante o tratamento é mais difícil em função da presença dos acessórios ortodônticos. Esta deve ser realizada de forma criteriosa, evitando a formação de placa bacteriana, responsável por cáries, descalcificações (manchas brancas que poderão marcar definitivamente o dente) e problemas periodontais (inflamação da gengiva e perda do tecido ósseo). Estes problemas podem aparecer independente do uso do aparelho ortodôntico. Por estes motivos, o paciente é orientado a realizar limpezas periódicas com um periodontista (dentista que cuida da saúde da gengiva e osso de suporte dentário).
Sempre procure o seu dentista
.
.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

MORDIDA ABERTA ANTERIOR


MORDIDA ABERTA ANTERIOR

1. Os dentes superiores devem cobrir os dentes inferiores para que a “mordida” (oclusão) seja satisfatória. Isto só acontece quando existe um equilíbrio em todo o sistema de mastigação (parte interna e externa). Qualquer alteração na harmonia entre lábios, dentes, língua e músculos da face, pode acarretar em uma alteração dentária ou esquelética. Este equilíbrio pode ser alterado pelos hábitos bucais, como a respiração bucal, interposição lingual e os hábitos de sucção.

2. Os hábitos bucais, como a sucção digital e a sucção de chupeta “quebram” o equilíbrio e podem provocar uma má oclusão denominada de Mordida Aberta Anterior, na qual os dentes superiores não “cobrem” os dentes inferiores.

3. Estes hábitos deverem ser tratados a partir dos cinco anos de idade, com a instalação de aparelhos removíveis ou fixos. Os desenhos ilustram uma Placa com Grade Removível, que atua impedindo o hábito e conseqüentemente “fechando” a mordida.

4. A Grade Palatina Fixa tem a mesma atuação que a placa removível, porém, não depende da colaboração do paciente.

De acordo com DRª LUCIA HELENA D.T. GOMES a ortodontia é responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais.

O nosso trabalho e dedicação visam à harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares levando a um equilíbrio facial adequado.

O correto alinhamento dentário contribui para uma melhor mastigação considerando o contato adequado entre os dentes superiores e inferiores.

Quando os dentes encontram-se sobrepostos a higiene oral inadequada provoca o aparecimento de cáries e doença gengival. Portanto, estando os dentes bem alinhados torna-se muito mais fácil o seu cuidado.


APARELHOS ESTÉTICOS

Atualmente, a aceitação do tratamento ortodôntico por algumas pessoas depende da estética que o aparelho poderá oferecer, por isso novos aparelhos têm sido desenvolvidos para que a aparência durante esta fase seja a mais natural possível.

1. Os braquetes estéticos podem ser usados para corrigir a maioria das más oclusões e são ideais para aqueles que ainda não procuraram tratamento ortodôntico devido à suposta aparência antiestética que os aparelhos metálicos comuns possam causar.Existem também aparelhos alinhadores transparentes e removíveis, que podem ser usados para corrigir alguns problemas que antes só poderiam ser corrigidos com os aparelhos fixos.

2. O paciente só remove o aparelho para comer, escovar os dentes e passar o fio dental.

3. Apesar de custarem um pouco mais que os aparelhos metálicos, e não serem recomendados para os casos mais severos, como a necessidade de extrações dentárias ou cirurgias os aparelhos estéticos são a solução para que os resultados desejados sejam alcançados de uma maneira muito mais discreta.

4. A procura pelo ideal de beleza tem crescido exponencialmente, promovendo o desenvolvimento técnico da Odontologia. A indústria coloca à disposição materiais com características estéticas sofisticadas, fornecendo vários recursos para que o profissional possa reproduzir, com perfeição, os dentes naturais.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

DÚVIDAS FREQÜENTES SOBRE CLAREAMENTO DENTAL

Meus dentes podem ser clareados? A partir de qual idade?
R: Sim. Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados,desde que estejam integros e sem muitas restaurações. O dentista deverá realizar uma boa avaliação da sua condição dental. É aconselhável que o clareamento seja feito só a partir dos 16 anos de idade.

Como posso clarear meus dentes?
R: Os dentes podem ser clareados através do gel clareador de duas maneiras: No consultório isola-se os dentes para proteger a gengiva e aplica o gel clareador de uso exclusivo em consultório.Em casa (doméstico),você mesmo,sob orientação do dentista, aplica o gel em uma moldeira confeccionada pelo profissional, pelo período aconselhado por ele.

Posso fazer sozinho ou preciso ir ao dentista?
R: Nenhum tratamento clareador deve ser utilizado sem orientação profissional. Sempre deve haver monitoramento do dentista. O profissional esclarecerá a você a técnica de clareamento mais indicada para o seu caso.

Como funciona o clareamento dental?
R: As moléculas do gel clareador penetram na intimidade do esmalte e dentina que, por sua vez, "quebram" as moléculas dos pigmentos causadores de manchas, liberado-as.

Os produtos usados no clareamento são seguros à saúde geral?
R: Sim. Os produtos devem ser industrializados, pois as empresas que fabricam o gel clareador estão respaldadas por pesquisas, testes, experiências, atendimento profissional e domínio da composição.

O dente clareado fica enfraquecido?
R: Não. A estrutura dentária não é afetada.

Quais as contra-indicações do clareamento dental?
R: Por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes e lactantes, pacientes que apresentam reação alérgica comprovada ao produto. Estes devem descontinuar sua utilização.

O clareamento altera as restaurações já existentes?
R: Não. O paciente deve ser informado que talvez tenha que trocar as restaurações existentes, pois elas não sofrem ação dos clareadores e parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

ORTODONTIA ATUAL




Os aparelhos fixos consistem basicamente de:
1. Brackets
2. Bandas
3. Fios
4. Elásticos



A maioria dos aparelhos fixos é feita de aço inoxidável, assim como os fios. Existem entretanto fios chamados de "modernos" que são compostos de níquel, titâneo, cromo, cobalto,molibideno e outros materiais e ligas metálicas.



Existem diversos tipos de aparelhos, com origem em diferentes técnicas e filosofias de ortodontia. Entretanto, os aparelhos fixos têm em comum a capacidade de controlar totalmente a movimentação dentária, permitindo, ainda, que pequenos detalhes sejam feitos artisticamente pelo ortodontista, o que confere a cada caso uma individualização única, ou seja, o ortodontista pode movimentar sutilmente os dentes através de dobras no fio para encontrar a posição ideal de cada dente.








Nos últimos anos a ortodontia evoluiu muito no que diz respeito aos materiais estéticos. Com o advento da colagem, não é mais necessário "bandar" cada dente individualmente para se montar o aparelho. Atualmente, os brackets que compõem os aparelhos estão cada vez menores e mais discretos e os brackets estéticos aparecem como a última novidade.


domingo, 27 de julho de 2008

DÚVIDAS FREQUENTES DE ORTODONTIA



Para que se usa aparelho?
O tratamento ortodôntico tem 3 objetivos: a estética, a função e a proteção dos dentes. Para se atingir estes objetivos é utilizado o aparelho ortodôntico, que aplica forças sobre os dentes, fazendo-os mudarem de posição. Também é possível usar o aparelho para modificar uma tendência de crescimento desfavorável ou para eliminar algum fator local que seja responsável pelo problema.






Usar aparelho ortodôntico causa muita dor?



A dor é um fenômeno individual, pois cada pessoa reage de maneira diferente ao mesmo estímulo.
O tratamento ortodôntico consiste em movimentar os dentes dentro do osso e isso é feito aplicando-se uma força no dente contra o osso.A reação do organismo é destruir (reabsorver) a parte do osso que está sendo pressionada e reconstruir no lado que está sendo tracionado. Este mecanismo, regulado pela circulação sanguínea, causa basicamente uma inflamação, o que provoca a dor.A dor causada pelo aparelho é um pouco diferente da dor-de-dente, pois na verdade poderíamos dizer que é um dente dolorido e o paciente sente quando se aperta os dentes, como na mastigação. Normalmente, o desconforto aparece nos primeiros 2 dias na hora da mastigação.






Quanto demora um tratamento ortodôntico?



um tratamento ortodôntico demora 2 anos, em média . Este é o tempo necessário para realizar todos os movimentos para colocar os dentes em suas posições corretas.


O aparelho é ativado mensalmente, trocando-se os fios por outros de diâmetro cada vez maior, para que se possa obter cada vez mais movimentos precisos.A fase inicial é chamada ALINHAMENTO E NIVELAMENTO, quando os dentes são colocados em posição um do lado do outro, na altura correta. Esta fase dura cerca de 6 meses e é quando podemos ver as maiores mudanças.A segunda fase - FECHAMENTO DE ESPAÇOS E CORREÇÃO DA RELAÇÃO MOLAR - é realizada para fechar espaços das extrações porventura realizadas e para colocar os dentes do fundo em posição que permita a correta colocação de todos os demais dentes em suas posições. Esta fase dura cerca de 9 meses.


A terceira fase - FINALIZAÇÃO - é o acabamento, quando o ortodontista ajusta cada ponta dos dentes no lugar correto na arcada oposta, coloca as raízes dos dentes paralelas entre si. Esta fase dura cerca de 9 meses.Alguns casos são mais simples e podem ser terminados mais cedo. Outros têm algum tipo de complicação, como tracionar dentes que estão no céu-da-boca, e demoram mais tempo