Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PERGUNTAS FREQUENTES


PERGUNTAS FREQÜENTESÉ possível conseguir bons resultados no tratamento em adultos?
O tratamento ortodôntico em adultos não só é possível como tem apresentados resultados excepcionais. Em algumas situações, há necessidade da participação de outras areas da Odontologia - cirurgia ou prótese, por exemplo - mais a recuperação estética e funcional dos dentes e da face faz com que a terapia ortodôntica realmente valha a pena.
Qual a duração de um tratamento ortodôntico?
Depende de cada caso. A maior parte dos problemas ortodônticos pode ser tratado entre 18 e 30 meses. Na consulta inicial, o ortodontista pode fazer uma estimativa bastante aproximadade cada situação.
Quais os melhores aparelhos: fixos ou móveis?
Aparelhos ortodônticos são recursos que auxiliam o especialista a obter a correção dos dentes e das arcadas. Eles podem ser de muitos tipos, e o profissional deve conhecê-los e dominar seu uso, explicando para o paciente qual a melhor indicação para cada caso.
O uso de aparelhos ortodôntico é dolorido?
Seguramente, não. Hoje, os mecanismos ortodônticos são extremamente avançados e eficientes. As fases iniciais podem causar um pequeno desconforto, que dura apenas poucos dias. A rotina e o dia a dia do paciente que usa aparelhos ortodônticos contemporâneos não sofrem, praticamente, nenhuma alteração.
O que causa os desvios das posições dos dentes e das arcadas dentárias?
Há duas causas básicas. A primeira é que grande parte das más-oclusões(que é como se chamam, tecnicamente, esses problemas) é de natureza hereditária. Por exemplo: pode-se herdar dentes com tamanho desproporcional em relação aos maxilares, resultadono apinhamento por falta de espaço. A segunda origem são problemas causados por perdas de dentes de leite antes do tempo ou hábitosbucais, como chupeta, sucção de dedo ou respiração bucal.